"As doces palavras de um livro nos livram do amargo sabor da ignorância"

segunda-feira, 18 de março de 2013

[TOP 5 SEMANAL] 5 livros nacionais para ler antes de morrer.

Com o crescente desenvolvimento do mercado literário, as editoras buscam cada vez mais assiduamente escritores que podem levar seus selos as autoras, lançando no mercado uma nova estória que pode ser "O Novo Harry Potter" ou "O novo Crepúsculo" em termos de venda. O fato é: apenas a literatura estrangeira tem crescido igualmente ao mercado; os nossos escritores não veem sendo tão valorizados quanto merecem. 
Por isso resolvi fazer esse post, para mostrar que há livros nacionais tão bons (e muitas vezes melhores) que os gringos que crescem de maneira assustadora no nosso país, e que a maior valorização da nossa literatura e de nossos escritores só vai gerar crescimento interno e o estimulo para que jovens escritores de nossas terras (como eu) nos agraciem com seus trabalhos.
Comecemos:






5- Adeus à Humanidade, de Marcia Rubim

Sinopse:

Uma paixão acendendo após mais de um século de escuridão.Uma doença atual apagando a luz de uma vida.Somente sua mordida poderia curá-la.Apenas seu tipo sanguíneo seria capaz de matá-lo. Como um amor tão improvável sobreviveria? Do que você seria capaz de abdicar para salvar e vivenciar, mesmo que por pouco tempo, um amor jamais sentido antes? Da cura de milhares de humanos? Da própria vida? Stephanie tinha todos os motivos do mundo para não acreditar em seres míticos ou na felicidade, mas vai descobrir que estava totalmente enganada. Sua alma-gêmea existe! O problema é que a linha do tempo que a separa do amor eterno é muito tênue. E somente um milagre possa uni-los novamente.

Veredicto:

Não vou divagar muito a respeito deste livro, muito menos soltar spoillers, pois acho que apenas palavras positivas são suficientes para incitar a leitura do mesmo. 
O livro transmite algo que está além das palavras. É forte e intenso de uma maneira absurda. Um amor que nasce de uma árvore inesperada, mas que é posto a prova. Segredos assustadores [de certa forma] nos levam de volta a um tema conhecido, mas que a autora conseguiu reavivar com uma narrativa fluida e linguagem coloquial, que na minha opinião é supimpa [ignorem a expressão]!
Algo que eu tenho que dizer: A autora me fez sonhar durante dias com um certo doutor macabro e sexy, acrescentando mais um amor impossível a minha vasta lista de personagens com quem eu queria me casar. 
Se eu tivesse que resumir a obra em uma frase, seria sem dúvida: Uma leitura instigante e apaixonante.
Marcia, espero que atinga todo o sucesso esperado, a obra é fabulosa e você é uma escritora incrível. 



4- Outono dos Sonhos, de Adriana Brazil.


Sinopse:
"Outono de Sonhos é o primeiro volume da Série Foi Assim que te Amei. Nesse romance Helen é uma jovem cheia de sonhos e objetivos a conquistar, filha única de uma família estruturada e feliz. No início da trama ela se vê envolta à expectativa do primeiro dia de aula na faculdade de Letras da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. O talento para escrever rende a Helen o convite para dar continuidade a um projeto parado na faculdade, terminar um conto de amor entre um príncipe e uma plebeia, iniciado pelo escritor e estudante de teatro, Andrew Gamberini, que sofreu um acidente há um ano e abandonou a faculdade. Conforme entra em contato com a trama, Helen descobre-se apaixonada pelo seu autor e viverá intensamente um romance pelas quatro estações do ano. Outono dos Sonhos é uma obra apaixonante, levando o leitor a mergulhar em uma surpreendente e emocionante história de amor."


Veredicto:


Em uma breve descrição: Helen é uma garota sonhadora que se apaixona pelo jovem, lindo e talentoso Andrew, que já estava resignado à morte.Até aí, nada de mais, porém a forma como a autora lida com temas como fé é simplesmente acolhedora e jamais nos causa qualquer impacto desnecessário. Ela não rotula personagens ou dilemas, apenas os deixa fluir de forma que quem lê se sente cada vez mais encantado com a atmosfera em que o amor do casal se desenvolve. 
É um livro grandioso, não em páginas, mas sim em emoções. 
Esse é mais um dos livros que ficaram marcados em mim, e os personagens como se fossem velhos conhecidos, com os quais mantenho contato constantemente. Todos são apaixonantes e extraordinários, cheios de valores e características marcantes em sua personalidade, os quais sempre farão parte da minha vida de um jeito quase obsessivo.
Adriana, esse livro, o primeiro da serie [Aleluia, teremos continuação] me tornou uma nova fã sua, foi assim que te amei :)

3 - O Trio, de Alane S. A. Brito



Sinopse:

“Davi ainda precisou de uns instantes para organizar mentalmente o enredo da história... De fato, para ele mesmo, seria muito bom expor suas lembranças e assim, após tantos anos, alguém mais saberia quão especial ele considerava ter sido a sua infância..." Davi achava que seus piores problemas seriam dividir o forte sentimento que ele e seus dois amigos, Nelson e Jordan, nutriam pela mesma menina e tentar tornar a conturbada vida de um deles menos sofrida. Até que ao completarem dezoito anos a pequena vila no meio do nada onde moravam é invadida por homens violentos. É quando começa o maior desafio de suas vidas... Davi e Nelson conseguem fugir com mais alguns e, após se deparar com o sofrimento do amigo, Davi sente-se obrigado a retornar ao palco do grande massacre para resgata r Jordan. Para levarem ajuda aos outros sobreviventes que estão aprisionados, os três terão que juntar forças com seus desafetos, a fazer difíceis escolhas, e acabam descobrindo que, no fundo de suas almas, guardam uma grande garra e coragem jamais experimentados por nenhum deles... Existem erros tão graves que jamais possam ser perdoados? Abriria mão de um verdadeiro amor por causa de uma grande amizade? Descubra nessa história que é uma grande lição de amor, amizade e perdão..."


Veredicto:


Após a leitura minuciosa do livro não existe muito a dizer se não que a estória é cativante. Quando me deparei com as 510 páginas pensei: legal, vou ter algo que ler por um bom tempo. E realmente, eu tive algo para ler, mas não no tempo previsto. Eu o li em duas semanas, impressionada com o misto de emoções que tal leitura me causou. Em certas ocasiões, a leitura me pareceu com parábolas bíblicas, onde os profetas buscavam nos ensinar alguma lição valiosa para a vida com algumas situações inusitadas, mas era algo complexo. A lealdade e confiança dos personagens é algo quase palpável; tão real que chega a envergonhar pessoas menos virtuosas que aqueles três jovens.
Mesmo sob as acusações contra Jordan, seus amigos o apoiavam, e isso é algo realmente impressionante e quase impossível de ocorrer em nossa realidade. As vezes, o livro me serviu como uma especie de obra de auto-ajuda, onde me pegava pensando e pesando minhas falhas e faltas; onde me peguei imaginando como seria a minha vida se eu vivesse uma situação parecida com a daqueles amigos, e como eu gostaria de ter amigos como eles.
Uma leitura calorosa, uma bela diagramação, uma história fascinante e um sorriso no rosto desta que vós digita :), foi essa a fabulosa impressão que tive ao ler O Trio.



2- O Pássaro, de Samanta Holtz




Sinopse:


Caroline Mondevieu é filha de um poderoso Barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam em sua jornada; perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolve muito mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados. Uma história romântica e surpreendente que irá prender sua atenção desde a primeira página. Você está preparado?


Veredicto:


Uma menina de sete anos que questiona o autoritarismo de um Barão, mesmo sendo o seu pai, já promete muitas emoções, estou errada?

Ao me deparar com essa informação sorri abertamente, pois esse é o meu gênero de tanto de escrita quanto de leitura. Gosto das mocinhas que lutam contra a condição imposta à elas, quando vão a procura do seu destino, e em O pássaro não foi diferente. Samanta nos prende em cada linha de sua estória, uma serie de mistérios, reviravoltas e auto descoberta impressionante.

Mas há algo eu tenho que falar: O mocinho é simplesmente apaixonante. Turrão, mal humorado, duro na queda e com uma confiança extremamente sedutora. Se fosse nos dias de hoje, Bernardo seria o tipico bad boy, que mesmo com toda pinta de cara mau consegue arrebatar o coração de todas as ladys da corte [queria ser uma].

Quando leio algo que me prende tanto quanto essa obra me prendeu, me sinto profundamente arrasada no fim, e mais ainda porque quando o li foi empréstimo de uma amiga [ Carla, você é dez. Obrigada por me emprestar seus tesouros]. O devorei em cinco longos dias, quando dormir e comer se tornaram tarefas secundarias.

Se me pedissem para descrever o livro em apenas uma palavra, a palavra seria Surpreendente!

Samanta Holtz, você ganhou uma fã, e uma personagem em meu próprio livro com o seu nome.






1- Amor no ninho, de Maribell Azevedo.


Sinopse:

E se você fosse escolhida, para ser irmã do amor de sua vida? Num mesmo ninho, podem nascer diferentes tipos de amor. Irmãos adotivos, Marina e Daniel se tornam grandes amigos. O tempo passa e à medida que eles crescem a semente do amor, enraizado em seus corações desde a infância, começa a germinar, desafiando assim as regras impostas por seus pais. Ao tentar viver esse amor, o futuro se revelará traiçoeiro e cheio de armadilhas. Eles estarão preparados, para enfrentar todos os desafios que o destino lhes apresentar? Daniel e Marina uma surpresa, o conflito, um segredo e a oportunidade de viver um “Amor no Ninho”."


Veredicto: 


Jamais me senti tão envolvida com um casal quanto me senti com Marina e Daniel. Sério, houve momentos em que pensei estar vivendo um triangulo amoroso com os personagens, porém no meu caso eu não era correspondida [triste].

A estréia literária da amada Maribell não poderia ter sido melhor. Envolvente e conflituoso, Amor no Ninho é um relato fascinante do nascimento de um sentimento intenso entre pessoas que conviveram por quase uma vida.

Daniel era apenas um irmão protetor que com o passar do tempo se tornou ciumento e possessivo e Marina uma garota sonhadora, que o amou desde sempre, mas que conviveu com seu sentimento e sua dor por não poder revela-lo, em silêncio.

Eu esperei, apreensiva, pelo clímax da estória, que me surpreendeu e me tirou o folego. O momento de entrega de um ao outro foi de longe, o mais perfeito. A troca de carícias e sentimentos é intensa, descrita sem a vulgaridade ou expressões chulas, que parece agradar tanto os leitores de hoje. A autora desenvolve o enrendo com maestria e com uma cadência só dela, que nem que eu quisesse jamais conseguiria imitar.

Porém, algo que me tocou foi o conflito familiar que se formou em torno do casal. As atitudes extremas tomadas pelos pais de Dan e Marina me chocaram e me comoveram de forma que cheguei a me emocionar várias vezes olhando para os fatos pela perspectiva deles. É algo surreal, e Maribell conseguiu retratar isso perfeitamente.

É por essas e outras milhares de razões que o livro Amor no Ninho leva o primeiro lugar no meu Top 5, como o livro que sim, você deve ler antes de morrer, pois será uma experiência que ficará marcada em você, leitor, até depois da morte.


É isso pessoal, com o término desse TOP 5, com esses 5 maravilhosos livros deixo uma mensagem à vocês: Valorizem mais nossos autores, pois nosso país não é só o país do futebol, onde tudo acaba em pizza, somos o país do talento, e essas 5 escritoras maravilhosas e mágicas com seus dedinhos maravilhosos para escrever são prova disso. 

XOXO,

May.

5 comentários:

Maribell disse...

Que lindo! Fiquei sem palavras, May! Agradeço de todo coração por seu apoio e carinho, significa muito pra mim. Bjks...

Alane S. A. Brito disse...

Nossa, May! Que coisa linda esse sua iniciativa! Fiquei emocionada. Agradeço demais seu apoio, as palavras que usou para descrever meu livro, da maneira que ele te cativou, isso não tem preço. Parabéns! Sei que digo por todos os autores nacionais, que pessoas como você são muito importantes para o nosso ego e nossa carreira! Muuuuito sucesso para o seu blog!
Beijos!!

Adriana Brazil disse...

Nossa! Que coisa mais linda! Fiquei emocionada com seu relato do meu livro e por ter colocado meu filhote numa lista, cujo nome é de arrepiar! Amei!
Já estou seguindo seu blog!
beijos e beijos

Marcia Rubim disse...

Menina! Que lindo! Estou lisonjeada!!! Muito obrigada por mencionar o meu livro com tanto carinho, e numa lista de autores tão talentosos e queridos! Adorei o blog, viu?
Beijocas! S2

Samanta Holtz disse...

Querida May

Que lindaaaaas as suas palavras sobre "O Pássaro"!!! Muito obrigada!
E que HONRA ter uma personagem sua batizada com meu nome :D Fico muito, muito feliz mesmo!

Também adorei as demais indicações que você colocou aqui... todas excelentes, muito bem escolhidas!

Um beijo enorme,
Samanta

Postar um comentário