"As doces palavras de um livro nos livram do amargo sabor da ignorância"

quinta-feira, 21 de março de 2013

[RESENHA] Fallen - O fenômeno que não me impressionou


Antes de tudo quero que fique claro: Sim, eu gosto da Serie Fallen, mesmo que alguns dos meus comentários levem a crer o contrário.
Eu li o livro pela primeira vez há algum tempo atrás. Na época minha versão era em e - book, e ainda por cima uma tradução tosca (no bom sentido da palavra) feita por fãs que certamente tiveram uma ajudinha de uma dessas ferramentas de tradução on line. O fato é, muitas das expressões e palavras nesta dita tradução davam um sentido diferente a alguns trechos da estória.

Bom, com o livro em mãos, comecei a lê-lo, e me dei conta do porque eu achei a estória um pouco enfadonha da primeira vez que eu a li. Cada página, a partir do momento que Luce vê Daniel pela “primeira vez” é uma narração infinita de como Luce se sente em relação a ele, ou de como Daniel é perfeito. E ainda como Daniel é, em comparação a Cam, outro personagem que disputa o coração da mocinha. E é nisso que o livro se resume, basicamente.
Lauren deixa personagens, em minha opinião importantes, encobertos por sombras, literalmente. Essas ditas sombras, que a autora tenta nos convencer que sejam as verdadeiras vilãs do livro, em momento algum me surpreenderam, ou assustaram. Na verdade eu achei o contexto em que elas eram aplicadas como ilógico. Se pararem para notar o que Daniel diz sobre elas, sobre serem “Anunciadoras”, as únicas vezes que anunciam alguma coisa de fato é quando os dois garotos morrem, mas a mim, ainda parece que na verdade elas foram às causadoras da morte de ambos (outra parte que a mim permaneceu incompreendida, e quem souber, por favor, me explique).
O resto da estória, e acreditem não sobra muito, se volta para alguns personagens secundários e acontecimentos irrelevantes, sem nexo ou contexto apropriado, como por exemplo, festas no reformatório, o modo como alguns alunos saem dele, o evento do dia dos pais, a detenção no cemitério, e mais uma infinidade de outros pequenos “poréns” que eu realmente não entendi porque foram mencionados, tendo em vista que a única coisa que acrescentaram ao livro foi um número maior de páginas.
A lista é ainda mais extensa. Eu me decepcionei bastante com o mocinho, aquele que deveria ser o centro de todas as atenções, acabou sendo meio que um figurante.  As aparições de Daniel são breves, apenas para ilustrar o fato de que Luce estava caída por ele e de que sentia que já o conhecia.
Só.
Em nenhum momento Daniel faz algo grandioso, que roube a atenção para si, e pelo fato do livro ser narrado em terceira pessoa, eu esperei por isso arduamente. Daniel passa despercebido na maioria das vezes, agindo não como misterioso, mas como um recluso, o que realmente, é deprimente.
Eu o li, ávida, me perguntado em que momento a autora me surpreenderia, e durante todo o tempo esperei por um clímax que jamais aconteceu. O ponto alto do primeiro livro da serie deveria ser a batalha no cemitério, mas não houve essa explosão em guerra e efeitos que dariam tanto trabalho aos produtores hollywoodianos, e francamente, eu espero que eles usem toda sua imaginação para dar vida a essa cena.
Depois de tantas criticas sem sentido para os fãs da Serie, vocês devem se perguntar se eu realmente gosto dos livros, e a resposta continua sendo sim. Eu gosto do modo como alguns personagens agem, e de suas personalidades, como por exemplo, Ariane, que sem dúvida, é uma das melhores, ou Gabbe, que não causa uma primeira boa impressão, mas que lava a honra das garotas ao dar uma surra em Cam. E até mesmo o próprio Cam, tão apaixonante e sedutor quanto qualquer outro mocinho (e mais do que o próprio mocinho). Mesmo mostrando seu lado agressivo e sendo um babaca às vezes, ele é o babaca mais lindo e romântico que eu já vi.
E, apesar de eu criticar tanto o modo como Lauren decidiu apresentar seus personagens, eu acho que ela realmente é uma escritora talentosa e que a ideia do romance entre anjos e mortais atrai muito os expectadores do mundo sobrenatural. É fato de que Fallen é um sucesso, e como todo grande sucesso, sempre haverá alguém para criticá-lo, mas que no fundo sente o mínimo de afeição pela estória, porque se não, de que outra forma tais pessoas, como eu, a leria até o fim, só para se dar ao trabalho de resenhar depois? Nunca se enganem. Essa é só minha opinião; e eu incentivo completamente para que todos leiam, e respeito às opiniões contrárias a minha, mas eu não seria eu se não falasse o que realmente acho a respeito da Serie, outras escritas no mesmo gênero são mais cativantes, sem dúvida.

1 comentários:

Alane S. A. Brito disse...

A capa desse livro sempre me chamou a atenção, mas nunca o li e a cada vez que vejo algo sobre ele, me desanimo a me aventurar. Quem sabe um dia? Ou não... rsrsrs
Resenha maravilhosa, May!! *-*
Beijos!

Postar um comentário